Você conhece os benefícios do pêssego?

Pêssego

O pêssego é uma fruta pouco falada entre as pessoas.

Ela é uma fruta muito poderosa, excelente para compor um cardápio rico em nutrientes essenciais para nosso organismo, como vitaminas, minerais e antioxidantes.

Ela é uma fruta muito poderosa, excelente para compor um cardápio rico em nutrientes essenciais para nosso organismo, como vitaminas, minerais e antioxidantes.

Eu não sei se você sabe, mas o pêssego contém vitamina A, C e do complexo B. Além disso, a fruta é rica em antioxidantes e em sais minerais como o ferro, magnésio, potássio, sódio, fósforo, iodo, cobre, manganês, carboidratos, fibras e cálcio.

Quais os benefícios do pêssego?

Pêssego benefícios

Assim como as folhas verdes, o pêssego é rico em antioxidantes que ajudam a combater a formação de radicais livres que possam causar alguns tipos de câncer e doenças crônicas como o Alzheimer.

O magnésio presente no pêssego pode ser um ótimo aliado para a saúde cardiovascular. Isso porque o magnésio ajuda a manter a regularidade dos batimentos cardíacos e colabora para o controle da pressão arterial.

Além disso, o magnésio presente no pêssego também pode proporciona prevenção e alívio de diversos problemas de saúde mental e nervosa. Além disso, o magnésio é reconhecido por aliviar a intensidade das dores de cabeça e das enxaquecas, bem como por reduzir a sua frequência.

Assim como boa parte das frutas, o pêssego também pode ser um ótimo aliado contra o excesso de peso. Afinal, a fruta é rica em fibras o que faz a sua digestão ser mais lenta, o que dá mais saciedade por mais tempo.

Uma outra razão que faz a fruta ser ótima aliada no emagrecimento é devido ela ter poucas calorias. Portanto, se você deseja emagrecer em definitivo, considere incluir o pêssego em sua alimentação do dia a dia.

O pêssego também possui betacaroteno, que é uma substância que pode trazer ótimos benefícios a saúde, em especial a pele. O betacaroteno ajuda no combate aos radicais livres que envelhecem a pele e colabora para preservar o colágeno, o que aumenta a elasticidade e a tonicidade dela.

Além disso, o betacaroteno presente no pêssego ajuda a proteger os olhos. Sua ação melhora a visão e pode contribuir para reduzir a incidência de catarata.

Vale destacar que a deficiência de betacaroteno na alimentação pode causar cegueira noturna, olhos secos ou inflamados e irritação da pele.

Agora você consegue entender o porque o pêssego é tão importante para sua saúde dos olhos e da pele? 🙂

Um outro ótimo benefício do pêssego é seu efeito diurético, que ajuda a reduzir doenças dos rins, fígado e bexiga, sendo um ótimo aliado na manutenção da boa função renal. Seus benefícios para os rins e fígado também se deve devido sua ação desintoxicante que ajudam a eliminar toxinas dos rins e fígado.

O potássio é um mineral muito importante para a saúde, já que participa da contração muscular, condução nervosa, frequência cardíaca e produção de energia. Logo, seu consumo diário é essencial.

E um pêssego médio contém cerca de 285mg de potássio, o que significa aproximadamente 14% da quantidade de potássio que devemos consumir diariamente. Por isso, o consumo de pêssego é uma ótima estratégia para bater o consumo diário de potássio.

Por fim, o pêssego pode ser consumido em forma de suco, geleia, doces, bolos, tortas e ao natural.

Fique atento ao comprar pêssego, pois é necessário atentar para as suas características. A fruta deve estar com a casca firme e sem marcas de insetos. Para melhor conservação, guarde-o em geladeira.

Quer saber mais benefícios do pêssego? Então clique aqui e leia esse artigo com base científica!